10/01/2014

34. Dia 30 - Rivera

A atmosfera que pairava no café da manhã era bem diferente de todos os outros dias. O espírito da viagem havia mudado completamente. 

Todos passamos de aventureiros expedicionários para consumidores em busca de produtos importados com preços baixos.

O combinado foi sair do hotel o mais cedo possível, não almoçar e chegar em Rivera, no Uruguai, o quanto antes para aproveitar a zona franca e fazer compras antes de entrar no Brasil.

Os procedimentos na fronteira da Argentina com o Uruguai foram os de sempre.

Preocupados em não entregar de graça aos oficiais do Uruguai as últimas frutas que sobraram, descartamos tudo antes de passar na fiscalização e, só para contrariar, ninguém perguntou nada sobre alimentos dentro do carro. 



O tempo mudou da água para o vinho, ou melhor, do vinho para a água, pois quanto mais próximo do Uruguai mais carregadas ficavam as nuvens no céu.

Aqueles dias ensolarados acabaram e a chuva caiu de verdade para lavar alma e toda a sujeira da viagem que estava acumulada nos carros.

No caminho, passamos por um pedágio e não tínhamos nem um centavo de dinheiro uruguaio. Felizmente, o pagamento pôde ser feito com peso argentino.

A chuva dificultou a vida de muita gente, inclusive de uma carreta carregada de malancias que ficou atravessada na estrada.


A policia estava desviando todo o tráfego mas, como estávamos com carros 4X4, passamos pelo mato à beira da estrada e seguimos rumo às compras.

Assim que chegamos em Rivera, fomos logo na alfandega uruguaia e já fizemos todos os procedimentos de saída daquele país. Passaportes carimbados e veículo liberado.

A divisa com o Brasil é seca, definida apenas por uma avenida. De um lado é Uruguai e do outro é o Brasil. 

Enfim, vamos às compras !

O Sineriz Free Shopping foi o paraíso que faltava. Lá tem de tudo. Roupas, sapatos, bebidas, eletrônicos, decoração, camping, pesca etc.





Todos foram agraciados com algo de seu interesse. As crianças não se continham dentro de si, pois, passar um mês viajando e ainda por cima ganhar presentes bacanas no final não tem preço.

Fechamos com chave de ouro a expedição.

Saímos do shopping e fomos direto para o hotel, onde estava marcado o jantar de despedida do grupo.




A hora da despedida chegou. Todos se abraçaram e celebraram o encerramento da expedição, que superou todas as expectativas.

Tudo o que vivenciamos nesses dias ficará na memória para sempre. Foi uma experiência incrível para os adultos e, principalmente, para as crianças que curtiram cada momento dessa viagem e retornam abarrotadas de histórias para contar. 

O Casal Rogério e Silvia, organizadores da expedição, sempre disponíveis para ajudar a qualquer um que necessitasse, são pessoas merecedoras de nosso respeito e admiração. 



Assim, encerramos a Expedição 2013/2014 - Rio de janeiro a Ushuaia de Troller !

2 comentários:

  1. Boa noite! Eu e meu marido começamos hoje planejar nossa viagem até o fim do mundo rsrsrs vamos em maio/17 (se Deus e o frio quiser!) Estamos aproveitando várias dicas deste blog que foi escrito de uma forma super legal de acompanhar. Se possível for me tirar uma dúvida, no final você passaram em Rivera para efetuar compras, ao entrar no Brasil, passaram por alguma aduana para declarar compras feitas no exterior? Ou passaram por alguma fronteira sem aduana? Tenho lido que o limite é de 300 dolares ou equivalente em outra moeda. Vi que se fossemos optar por comprar no Paraguai (Cidade Del Leste) é certo ter que efetuar a declaração. Espero aproveitar a viagem tanto quanto vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luana. Que bom que gostou do blog. Fico muito feliz com isso.
      Em relação à sua pergunta, Rivera é uma cidade cuja fronteira com o Brasil é uma avenida, ou seja, você passa do lado brasileiro para o lado uruguaio apenas atravessando essa rua.
      Em Rivera há muitos lugares para fazer compras. Eu fiz as minhas no Sineriz Free Shopping, uma loja de departamentos enorme que tem de tudo o que você pode imaginar (cuidado para não confundir com o Sineriz Free Shopping com Sineriz Shopping).
      Não há uma aduana Brasileira ali onde você faz algum tipo de declaração. Porém, na estrada, já no Brasil, você passará por 1 ou 2 postos da Polícia Rodoviária que podem, se estiverem abertos, abordá-los e solicitar as notas fiscais para ver se estão levando mercadorias acima do limite permitido (U$ 300,00 por via terrestre).

      Excluir