26/12/2013

19. Dia 15 - Punta Arenas

Deixamos Ushuaia felizes e carregando na memória, nas fotos e nos vídeos os momentos incríveis que passamos no Fim do Mundo.

Seguimos então para a cidade chilena de Punta Arenas. 

No caminho de volta chegamos à fronteira da Argentina para realizar, novamente, os procedimentos de saída do país e avançamos até a fronteira Chilena, para repetir os trâmites aduaneiros e alfandegários para entrar, de novo, no Chile.

Cumpridas essas etapas, fomos atravessar de volta e, pela última vez, o famoso Estreito de Magalhães. 

A fila de espera na rodovia para embarcar o carro no navio que faz a travessia do canal estava com aproximadamente 1 Km de distância quando chegamos.

Como existem várias balsas fazendo a travessia, até que não ficamos muito tempo esperando.


Ao contrário da primeira travessia que fizemos, o mar agora estava mexido e o ferry boat bem cheio de carros, ônibus e caminhões.

Mesmo assim, nada perturbou a vibração do grupo que curtiu essa última viagem comendo cachorro quente no interior da balsa.




Já do outro lado do canal, a estrada segue paralela ao Estreito de Magalhães e o vento nesse trecho é muito intenso, a ponto de tombar ônibus e outros veículos altos.

O carro sente bastante as rajadas de vento e, por muito tempo, para manter o carro em linha reta na rodovia, o volante precisava ficava girado quase a 90º.

Enfim, chegamos em Punta Arenas para outro pernoite antes de seguirmos para Puerto Natales.

Punta Arenas foi, antes da abertura do Canal do Panamá, o principal porto utilizado pela navegação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, haja vista sua localização geográfica.

Aproveitamos para realizar o câmbio de dólares por pesos chilenos.

Nesse dia, U$ 1,00 estava valendo CLP$ 523,00 enquanto que R$ 1,00 valia CLP$ 225,00.

No nosso hotel, percebemos a presença de profissionais da Nasa e de outras organizações mundiais. 

Ao indagarmos sobre o motivo dessas pessoas ali, fomos informados que elas trabalham nas bases de seus respectivos países instaladas na Antártida e, como as condições meteorológicas em Ushuaia são muito instáveis, eles partem de avião de Punta Arenas para aquele continente.

Em Punta Arenas também existe uma zona franca, onde há um shopping center, um grande mercado e uma boa variedade de lojas de automóveis e acessórios.





Um comentário:

  1. Opa tio! Ja estao voltando ne?! Achei muito legal a viagem, e que bom que as crianças puderam ver neve. Ha, adorei os gorros da Tia e da Giovana! Super fashion. Um beijao. Tais

    ResponderExcluir