24/12/2013

17. Dia 13 - Natal em Ushuaia

Nessa manhã estávamos torcendo para nevar, pois, passar o natal com neve, seria uma novidade bem legal para todos nós.

O frio e o vento davam esperanças que seria possível o sonho acontecer e todos ficaram na expectativa.

Enquanto isso, fomos conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo. Lá visitamos o Trem do Fim do Mundo ou Trem dos Presos.

Esse trem começou a circular em 1909, sendo utilizado pelos presos para buscar madeira nos bosques que hoje fazem parte do Parque Nacional. Em 1952, ele foi desativado e voltou a operar, como um trem turístico, em 1994.


O Parque Nacional da Terra do Fogo foi criado em 1960 e é um parque com costa marinha, ou seja, tem o Canal de Beagle como um de seus limites.

Dentro do parque termina a estrada conhecida como Ruta 3. Esse é o ponto mais próximo da Antártida que se pode chegar por via terrestre.


Avistamos a Bahia Lapataia de um mirante e andamos por uma das trilhas existentes no parque antes de retornar à cidade.



Fomos almoçar um prato conhecido como cordeiro fueguino a la cruz, num centro de inverno chamado Villa Las Cotorras, que fica na Ruta 3, a 25 Km do centro da cidade e a 500 metros do complexo Cerro Castor.


Uma coisa peculiar do lugar é um café chamado Café de La Montana ou Café del Mono. Ele é feito com uma série de ingredientes, inclusive uma brasa de carvão e seu sabor, obviamente, é muito diferente.






Esse café delicioso é mantido bem quente dentro de um bule, cuja aparência não é das melhores, próximo às brasas de uma espécie de lareira que serve para aquecer o ambiente no centro do restaurante.



Nesse local também existem muitos huskys ciberianos que, no inverno, fazem passeios puxando trenós com os turistas.



Quando retornávamos para a cidade a temperatura tinha caído muito e o que todos esperavam aconteceu. A neve nos presenteou na Ruta 3 e paramos para ver.



Seguimos então para o Cerro Martial, uma montanha a 7 Km do centro de Ushuaia que, no inverno, é uma estação de esqui com uma única pista. Lá há um aerossila (teleférico) e uma casa de chá chamada La Cabana - Casa de Té. 

Enquanto as mulheres se aqueciam e lanchavam, eu e as crianças subimos a montanha para curtir a nevasca que estava acontecendo.

Como era dia de natal, o teleférico estava fechado. Então, depois de 1 hora e 20 minutos de caminhada morro acima curtindo a neve que não parava de cair, chegamos na parte alta onde havia muita neve acumulada.

Ali, as brincadeiras de guerra de neve e construção de bonecos de neve começaram e o natal não poderia ser mais original.







À noite, a ceia de natal foi um sucesso. O amigo oculto das crianças e o inimigo oculto do adultos, com um roubando o presente do outro, encerrou esse dia incrível que tivemos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário