30/12/2013

23. Dia 19 - Parque Nacional Los Glaciares

Iniciamos o dia indo ao Parque Nacional Los Glaciares, que fica a 78 Km de El Calafate, conhecer o glaciar Perito Moreno, a terceira maior área de gelo do planeta (fica atrás somente da Antártida e do Polo Norte).

Seu nome é uma homenagem ao explorador da Patagônia Francisco Pescasio Moreno. 

Sua superfície se estende por 250 Km2. Avança 52 Km sobre um dos braços do Lago Argentino e mede 5 Km de largura por 60 metros de altura.


O gelo que se desprende da face do glaciar e cai no lago leva 400 anos para se deslocar até ali. 

O catamarã que faz o passeio pelo lago e vai até a base do glaciar possui janelas panorâmicas para quem não quiser encarar o frio do lado de fora, mas a maioria das pessoas não está nem aí para a temperatura e fica mesmo é no convés da embarcação para ver e apreciar melhor esse monstro de gelo criado pela natureza.



O barco chega bem próximo do paredão de gelo. Nesse momento é que temos a verdadeira dimensão do tamanho desse glaciar e como somos minúsculos frente a ele.






O gelo da face do glaciar fica constantemente descascando e caindo dentro do lago. Quando o gelo se rompe, é gerado um estrondo parecido com um trovão.

Os pedaços de gelo, ao despencarem em direção a água, passam a impressão de estarem caindo em câmara lenta.

Dependendo do tamanho do bloco de gelo que caia, ao se chocar com a água, chega a provocar ondas que balançam o barco a ponto de deixar alguns turistas assustados.



Para quem não quiser fazer o passeio de barco, o parque possui um mirante, com várias plataformas, que permite ao turista curtir o glaciar por diversos ângulos. 




No parque há um restaurante e uma lanchonete. Aproveitamos para almoçar e depois voltamos para El Calafate.

Para nossa felicidade, no dia 01/01/2014, retornaremos para fazer o mini trecking sobre o glaciar Perito Moreno.

Quando chegamos, enquanto a família foi conhecer melhor a cidade, eu fui fazer uma manutenção preventiva no Trovão Azul, pois já tínhamos rodado cerca de 8.000 Km e estava na hora de trocar óleo e filtros.



Como trouxe do Brasil o óleo e os filtros, a loja cobrou $ 200,00 para realizar a troca. Caso eu fosse comprar tudo na hora, além de não ter o tipo de óleo lubrificante usado no meu carro, teria que desembolsar $ 700,00.


Um comentário:

  1. Valeu, Marcão! Parabéns pela viagem, tudo muito legal, com a família aproveitando.
    Grande abraço,
    Paulo Ricardo

    ResponderExcluir