31/10/2013

4. Carro - Cuidados e Documentação


Trovão Azul


Diferente de uma viagem tradicional, entendemos que esse tipo de aventura requer cuidados especiais com o veículo que será utilizado e com a documentação necessária para entrar no Uruguai, Argentina e Chile.

Por isso, o Trovão Azul passará por uma manutenção bem mais rigorosa que de costume para reduzir, ao máximo, o risco de ocorrer algum problema mecânico com o carro a mais de 6.000 Km de distância de casa e, ainda por cima, em outro país onde encontrar peças para um Troller não deve ser muito fácil. 

No início de dezembro/2013, mês que iniciaremos a viagem, independente da quilometragem que ele esteja, será realizada a seguinte revisão:

- Trocar filtros de óleo, ar e combustível;
- Trocar óleo do motor;
- Trocar óleo da caixa de marchas;
- Trocar óleo da caixa de transferência;
- Trocar óleo dos diferenciais dianteiro e traseiro;
- Trocar fluído de freio;
- Trocar fluído da embreagem;
- Trocar fluído da direção hidráulica;
- Trocar fluído do radiador;
- Lubrificar as cruzetas do eixo cardan (pino);
- Engraxar os rolamentos;
- Substituir a correia do motor;
- Verificar as mangueiras do motor;
- Verificar as pastilhas de freio;
- Verificar ar condicionado;
- Verificar ar quente;
- Verificar luzes;
- Trocar a bateria do controle remoto do alarme;
- Alinhar e balancear as rodas.

Quanto a documentação necessária, uma vez que o carro está em meu nome e não encontra-se alienado a nenhuma financeira ou leasing precisei providenciar apenas o seguro Carta Verde, que é exigido para países do Mercosul, desde 01/07/1995. 

Dessa forma, a documentação necessária para o Trovão Azul é:

- DUT original, de porte obrigatório;
- Seguro Carta Verde.

Além da documentação obrigatória é importante ter no carro:

- 2 Triângulos (obrigatório);
- 1 Cambão ou cabo de aço com ganchos nas extremidades (obrigatório);
- 1 Kit de primeiros socorros (obrigatório);
- Correntes para as rodas - cadenas;
- Adesivo para conter trincas no pára-brisa;
- Cópias extras da chave do carro;
- GPS atualizado com os mapas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai;
- Carregador veicular para celular, GPS e outros dispositivos, com saída USB;
- Lâmpadas extras para reposição;
- Fusíveis;
- Filtros extras de ar, óleo e combustível, pois teremos que fazer 1 troca;
- Correia do motor;
- Conjunto mínimo de ferramentas.

De acordo com informações colhidas com outras pessoas que já realizaram essa expedição, para evitar problemas com a polícia estrangeira, o carro não deve ter nada que ultrapasse seus limites originais de fábrica, logo, serão retirados o guincho, o quebra-mato, os faróis de milha, o engate para reboque e recolocadas as rodas originais para que os pneus não fiquem para fora dos pára-lamas.

Os mapas para GPS podem ser obtidos gratuitamente nos sites www.tracksource.org.br e www.proyectomapear.com.ar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário