22/12/2013

15. Dia 11 - Chegada em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo

Finalmente, chegou o grande dia ! Partimos em direção a cidade mais austral do mundo - Ushuaia.

No caminho, após rodarmos poucos quilômetros, chegamos na fronteira da Argentina com o Chile.

Nessa barreira, ambos os países trabalham juntos em guichês posicionados lado a lado e os procedimentos de saída da Argentina, entrada no Chile, aduana, registro do carro etc. são feitos nesses balcões seguindo uma sequência de passos pré-determinados dentro do mesmo espaço físico.


Após cumprir os procedimentos de praxe, nos dirigimos à cancela da fronteira com o Trovão Azul. Nesse momento, os oficiais chilenos realizaram uma inspeção, por sinal bem tranquila no carro, e liberaram nossa entrada naquele país.

Uma vez no lado chileno, seguimos rumo ao famoso Estreito de Magalhães.


No caminho, como em toda a Patagônia, é possível ver os guanacos correndo soltos próximos à estrada. Esses animais trazem risco aos motoristas, pois eles se assuntam facilmente quando os carros passam e, muitas vezes, acabam atravessando a pista correndo.


A travessia do Estreito de Magalhães é feita num barco grande, onde carros, caminhões, tratores etc. são alinhados lado a lado. Dentro desse barco existe uma área destinada às pessoas onde há até uma pequena lanchonete.

O preço para cruzar o canal é $ 265,00 e o tempo de travessia é de mais ou menos 20 minutos.








Do outro lado do canal, dirigimos por aproximadamente 100 Km em estrada de rípio até chegarmos na fronteira do Chile, onde saímos daquele país e tornamos a entrar na Argentina. Nesse dia, realizamos 4 passagens de fronteira.


Ao contrário de quando entramos no Chile, onde os dois países trabalham juntos no mesmo local, aqui, a fronteira foi só do Chile. 

Depois de passarmos por ela, trafegamos por uns poucos quilômetros numa espécie de zona neutra até chegarmos na fronteira Argentina, onde realizamos todos os procedimentos novamente para entrar naquele país.



De novo em solo argentino, seguimos para nosso principal objetivo: chegar em Ushuaia, o Fim do Mundo !

Quando fomos nos aproximando da cidade, já foi possível avistar os picos das montanhas ainda com neve em pleno verão austral.






Seguimos mais um pouco e, antes de entrar, paramos para tirar a tradicional foto no portal da cidade.




Objetivo alcançado !

Chegamos no Fim do Mundo na tarde do dia 22/12/2013 para curtir Ushuaia durante 4 dias e passar o Natal com os amigos de viagem.



2 comentários:

  1. Fala Marcão!!
    Objetivo alcançado!!
    Abs
    Sérgio Cerqueira

    ResponderExcluir
  2. Este será meu Destino neste Dezembro de 2014

    ResponderExcluir