21/12/2013

14. Dia 10 - Comodoro Rivadávia a Rio Gallegos

Bem cedo, saímos do hotel rumo a Rio Gallegos, nossa última parada antes de chegarmos ao Fim do Mundo.

Ainda em Comodoro Rivadávia, na excelente rodovia que percorremos, é possível avistar, além das belas paisagens, os "cavalos de aço" que ficam bombeando petróleo dia e noite.




No caminho, fizemos um desvio por uma estrada de rípio e chegamos no litoral, onde exite uma praia de cascalho com falésias e mirantes naturais muito bonitos.






Seguindo por estradas off-roads de rípio, antes de chegarmos em San Julián, vilarejo onde paramos para almoçar, foi possível apreciar, inclusive, diversos leões marinhos descansando sobre as rochas.



E as emoções não pararam. O carro de um dos nossos amigos teve um pneu completamente dilacerado pelas pedras, fato que nos obrigou a parar por uns 40 minutos para trocá-lo antes de seguir viagem. 




A partir de agora teríamos como uma de nossas prioridades achar uma loja (gomeria) para comprar um novo estepe antes de seguir viagem.

San Julián é uma cidade pequena, na província de Santa Cruz. Esse vilarejo, com pouco mais de 7.000 habitantes, foi onde Fernão de Magalhães permaneceu com sua frota durante o inverno, em 1520, antes de descobrir o famoso Estreito de Magalhães.

Na praça da cidade existe uma réplica da Nau Victória, a única de 5 caravelas que concluiu a 1ª volta ao mundo (1519-1522).

Dos 234 marinheiros que iniciaram a viagem, apenas 18 voltaram à Espanha. O próprio Fernão de Magalhães morreu lutando nas Filipinas.


O nome Victoria vem da igreja de Santa Maria de La Victoria de Triana, onde Magalhães jurou servir o rei Carlos I.


E, depois de muita coisa vista, chegamos em Rio Gallegos, no extremo sul da Argentina, para procurar um pneu e descansar mais uma noite antes de alcançarmos o fim do mundo. 


2 comentários:

  1. Ola Marcus
    Legal os relatos. Vou continuar seguindo para pegar as dicas pois tb quero chegar ao "fim do mundo"
    Boa viagem
    Sergio Piloto - NJC 245

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcus
    Muito legal os seus relatos, estou acompanhado para pegar as dicas pois também quero chegar ao "Fim do Mundo".
    Abçs e boa viagem
    Sergio Fanzeres/Piloto NJC 245

    ResponderExcluir