31/10/2013

3. Integrantes - Cuidados e Documentação

Marcus - Roberta                 Giovana - Gabriel

Originalmente, vínhamos, há um ano aproximadamente, planejando essa viagem junto com outros amigos, porém, a medida que o tempo foi passando, as desistências começaram a ocorrer e os planos de realizar uma expedição desse porte ficaram bem próximos de serem descartados.

Todavia, após avaliarmos os riscos de enfrentarmos sozinhos esse desafio, decidimos arriscar e seguimos em frente com a ideia da expedição.

Sabendo disso, um casal amigo nosso, integrante do grupo de amigos que inicialmente iria viajar conosco, ao perceber que não tínhamos desistido da ideia, voltou atrás e juntou-se a nós nessa empreitada.

Com tudo acertado, chegou a hora de providenciar a documentação necessária de cada um:

- Passaporte ou carteira de identidade expedida no máximo há 5 anos;
- Permissão internacional para dirigir - PID;
- Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia contra febre amarela - CIVP.

Como no passaporte não consta o nome dos pais, para menores de 18 anos é necessário levar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento para evitar problemas na fronteira com os países por onde iremos passar.

Atualmente, para Argentina, Uruguai e Chile, o CIVP não é um documento obrigatório, mas, segundo informações obtidas com viajantes mais experientes, nada impede que as autoridades estrangeiras possam exigir esse formulário no momento de realizar os procedimentos de imigração e acabar gerando transtornos no momento do nosso ingresso no país.

Como é um procedimento muito simples, rápido, gratuito, válido por 10 anos e serve para futuras viagens, optamos por tomar a vacina contra a febre amarela no posto de saúde e ter em mãos o referido certificado internacional.

Até o começo de 2011, o CIVP era emitido apenas pela Anvisa, entretanto, hoje, algumas unidades do SUS também já estão prestando esse serviço.

No nosso caso, tiramos o certificado no posto de saúde situado à rua Evaristo da Veiga nº 16 (Centro Especial de Vacinação Dr. Álvaro Aguiar), no centro do Rio de Janeiro, que funciona de 2ª a 6ª de 8:00h às 20:00h e, aos sábados, de 8:00h às 12:00h.

Além dos documentos obrigatórios, estamos levando:

- Remédios de uso contínuo;
- Remédios para gripe, febre, diarreia, dor de cabeça, descongestionante etc.;
- Colírio;
- Óculos de sol;
- Filtro solar;
- Hidratante;
- Protetor labial;
- Papel higiênico;
- Conjunto de segunda pele para o frio;
- Chapéu, luvas, boné e gorro;
- Bandeira do Brasil e do Fluminense para as fotos.

Quanto aos remédios, como os nomes são diferentes em cada país, é importante saber o seu princípio ativo para o caso de haver necessidade de aquisição.

Optamos por levar poucas roupas e utilizar o serviço de lavanderia existente nos hotéis.

Também não podemos esquecer de solicitar à operadora a liberação dos telefones celulares para uso no exterior e, junto ao banco, o mesmo procedimento em relação ao cartão de crédito.



Um comentário:

  1. Com certeza é a família mais bonita que já realizou esse tipo de expedição. Desejo sucesso e muitas alegrias na viagem! Aguardo o proximo post. Beijao!
    Ass. Macaca

    ResponderExcluir