23/12/2013

16. Dia 12 - Curtindo a cidade de Ushuaia

Nosso primeiro dia em Ushuaia não poderia começar sem a foto abaixo, tirada no local mais emblemático da Cidade.


Com a nossa família reunida e com as bandeiras do Brasil e do Fluminense em frente a conhecida placa que contém a seguinte inscrição: "USHUAIA fim del mundo", fizemos o registro mais importante da viagem.

Cumprida essa etapa, fomos conhecer o canal de Beagle a bordo de um dos catamarãs que fazem passeios turísticos no local.



Esse canal, com 240 Km de comprimento e 5 Km de largura na sua parte mais estreita, é uma divisa natural entre a Argentina e o Chile e seu nome foi originado do navio britânico HMS Beagle, que integrou duas missões na América do Sul, no início do século XIX. 

A segunda e mais famosa missão do HMS Beagle, comandada pelo capitão FitzRoy, levou a bordo o naturalista britânico Charles Darwin.

Navegando por esse estreito foi possível ver o Farol do Fim do Mundo, as ilhas que abrigam diversas aves e leões marinhos e a cidade de Ushuaia, com suas montanhas ainda parcialmente cobertas de neve apesar de estarmos no verão.




Quando retornamos do passeio, passamos no centro turístico e carimbamos nossos passaportes com o selo da cidade. 

Existem 4 tipos de carimbos para escolher e é a única coisa grátis que existe no fim do mundo.




A cidade é repleta de lojas e restaurantes e estava bem cheia de turistas, provavelmente por ser a semana do natal.

Nosso primeiro almoço também foi especial. Aproveitamos para experimentar pratos típicos da região e que não encontramos facilmente no Brasil.

A Roberta degustou a merluza negra e eu não deixei por menos, comi centolla, o caranguejo gigante, servido na própria carapaça do crustáceo.




Para quem não sabe, Ushuaia cresceu, ao longo da primeira metade do século XX, em torno de um presídio, cuja construção começou em 1902 e foi ampliado várias vezes nas décadas seguintes. 

Em 1947 o presídio foi fechado e, atualmente, suas galerias abrigam um conglomerado de museus que atuam em conjunto, integrado pelo Museu Marítimo de Ushuaia, o Museu do Presídio de Ushuaia, o Museu Antártico, uma galeria de arte e uma biblioteca.

Um de seus pavilhões é mantido original e, ao ser visitado, nos remete à época em que havia ali presos recebidos de toda a Argentina.








Saímos do museu e fomos andar pela cidade para comprar os presentes do amigo oculto das crianças e do inimigo oculto dos adultos. Afinal de contas é a semana do natal e essa noite também existe no fim do mundo.



Como os pesos que compramos no dia 16/12/2013 já estava acabando, aproveitamos também para trocar alguns dólares por pesos. 

Procurando bem, conseguimos achar uma loja de bolsas numa galeria onde o dono fez U$1,00 a $8,50. Nos hotéis e casas oficiais de câmbio eles estavam pagando $6,00 por cada dólar.

Como ninguém é de ferro, ao chegar no hotel, aproveitamos para comer outra iguaria do local, o cordeiro da patagônia.



Fechamos esse dia com a foto abaixo, tirada às 23:30h, do anoitecer em Ushuaia.




2 comentários:

  1. Marcao
    Feliz natal e feliz ano novo
    Estamos adorando viajarmos juntos pelo blog
    As fotos e descricao estao otimos

    ResponderExcluir
  2. Oi, pessoal!
    Aproveitem o friozinho pq aqui o calor tá infernal!
    Adoramos as descrições e principalmente a bandeira do Flusão que, `a propósito, permanece na primeira divisão!
    Nicolas ficou impressionado com o caranguejo que Marcão comeu!!! kkk
    Boa viagem e feliz 2014!!!

    ResponderExcluir